Rodeio Bonito: prefeitura quer construir uma perimetral

   


A obra da ponte sobre o rio da Várzea, que liga Rodeio Bonito a Liberato Salzano, está mais próxima de ser concluída. De acordo com o prefeito de Rodeio Bonito, Arno José Ferrari, o recurso que faltava, cerca de R$ 2,3 milhões, foi repassado à empresa responsável pela obra. “Com a notícia da liberação do recurso, acreditamos que em seis meses, por se tratar de uma obra complexa, e se o tempo colaborar, a empresa que já voltou pro canteiro de obras deve entregar a ponte”, comentou.

Diante da aproximação do prazo de conclusão da ponte, a prefeitura rodeiense, juntamente com o Conselho da Indústria e Comércio, estão empenhados em viabilizar uma perimetral que desvie o fluxo, principalmente de caminhões pesados, do centro da cidade. “Já contratamos um profissional para fazer o traçado e o próximo passo é conversar com os moradores por onde essa via deverá passar, para chegarmos a um acordo, sempre buscando o melhor para a nossa comunidade”, explicou Ferrari.
Obra da ponte chegou a ficar parada por alguns meses devido à falta de repasses de recurso do Governo Federal à empresa responsável - Márcia Sarmento/Arquivo Folha

A via alternativa agilizaria o fluxo e também preservaria o centro da cidade - canteiros, asfalto e até mesmo a circulação de veículos para serviços essenciais. “Na nossa opinião, não tem outra alternativa, é um projeto essencial que vamos desenvolver. Estaremos buscando o apoio do Estado, mas, se não for possível, faremos com recursos próprios da prefeitura, pois temos a certeza de que quando uma comunidade toda está envolvida, é mais fácil resolver a situação”, reforçou o prefeito.


O projeto

De acordo com a Administração, a empresa deve entregar até dia 19 de janeiro um estudo técnico, feito por drones, que vai apontar o melhor local para a construção da estrada, levando em conta topografia e impactos ambientais.

– Assim que este estudo for concluído vamos nos reunir com as comunidades, especialmente os proprietários das áreas atingidas, para chegar a um acordo. Muitos já manifestaram a vontade de doar o terreno para a obra sem onerar o município, outros teremos que pagar indenização –, explicou Ferrari ao salientar que o fluxo de veículos já é intenso na cidade e que a tendência é aumentar principalmente porque o trajeto vai encurtar em cerca de 150 km a distância entre a região e Erechim, por exemplo.

Hoje, os municípios da região que precisam ir para Erechim, principalmente para o transporte de pacientes oncológicos, têm de percorrer cerca de 300 km para ir por Passo Fundo. Com a ponte, a distância fica em 140 km, sendo somente 25 de estrada de chão.

Rodeio Bonito: prefeitura quer construir uma perimetral Rodeio Bonito: prefeitura quer construir uma perimetral Reviewed by In Foco RS on sexta-feira, janeiro 12, 2018 Rating: 5