Lideranças do PT ressaltam necessidade de garantir presença de Lula na eleição

 
Lideranças do PT ressaltam necessidade de garantir presença de Lula na eleição | Foto: Alina Souza/CP
Diversas lideranças ligadas ao PT marcaram presença na marcha organizada pela Via Campesina e o Movimento Sem Terra (MST), no início da manhã desta segunda-feira. Em seus discursos, ressaltaram a necessidade de garantir que o ex-presidente Lula possa ser candidato na eleição presidencial desse ano e que seja absolvido pela Justiça. As lideranças também ressaltaram a relevância da marcha, por começar em Porto Alegre.

A presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, enalteceu a necessidade da defesa da democracia. “Vamos entrar em Porto Alegre de cabeça erguida, com a certeza da causa que defendemos. A causa dos justos e a do povo brasileiro. Esse julgamento marca um período da nossa história em que temos que optar a nos submeter a uma ditadura disfarçada ou resistir e lutar para que a nossa jovem democracia vença”, disse ela, enaltecendo as presenças da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e das entidades que fazem parte da Frente Brasil Popular. “Queremos o Brasil de volta. O Brasil do povo brasileiro", afirmou Gleisi.

Nesta mesma linha, o senador Lindberg Farias ressaltou que o Rio Grande do Sul deu início no passado a uma resistência democrática, lembrando a Cadeia da Legalidade, de Brizola. “O Brasil está em uma encruzilhada histórica. Estão vendendo o país e entregando o pré-sal e superexplorando os trabalhadores. E só há um caminho que é o de garantir as eleições livres com a participação do Lula”, destacou ele, que permanecerá no Rio Grande do Sul até quarta-feira.

O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, que também esteve presente no início do ato, enfatizou a mobilização. “Essa entrada em Porto Alegre é simbólica por marcar o início da ocupação pelas forças democráticas e pelo povo trabalhadores, pelas mulheres e pela juventude. O acampamento será um ponto permanente de mobilização”, disse ele, ao referir-se ao acampamento da Via Campesina e MST.

Ao final da marcha, o coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile, destacou o satisfatório o resultado da mobilização. “Ela cumpriu o seu dever, que era o de trazer as classes trabalhadoras para sinalizar para o povo que o único jeito de exercer a democracia é se mobilizar e erguer a sua voz e ir para rua diante de qualquer injustiça”, afirmou ele, acenando ao prédio do TRF4, para que o “mesmo honre com a sua função de cumprir a Justiça”. Também estiveram presentes o ex-governador Olívio Dutra, que foi aplaudido mais de uma vez pelos presentes, o ex-ministro Miguel Rossetto, além de deputados federais e estaduais do PT.

Correio do Povo
Lideranças do PT ressaltam necessidade de garantir presença de Lula na eleição Lideranças do PT ressaltam necessidade de garantir presença de Lula na eleição Reviewed by In Foco RS on segunda-feira, janeiro 22, 2018 Rating: 5