Corsan emite Nota sobre qualidade da água

 
Companhia intensificou processos de tratamento e não há prejuízos para população


Em razão de um estudo publicado pela Secretaria de Saúde do Estado, sobre a qualidade da água, a Corsan emitiu Nota. Segue texto:

“Em relação ao estudo da Escola de Saúde Pública, que detectou traços de agrotóxicos na água de quatro municípios (Frederico Westphalen, Lagoa Vermelha, Monte Belo do Sul e Venâncio Aires), a Corsan informa que:
- A água fornecida pela Corsan à população é tratada e própria para consumo humano. De forma rigorosa e periódica, a Companhia analisa todos os parâmetros de potabilidade exigidos pela legislação (Portarias 2914/2011, do Ministério da Saúde, e 320/2014, da Secretaria Estadual da Saúde) por meio de laboratórios próprios e contratados acreditados junto ao Inmetro.
- A Corsan controla a qualidade da água bruta (água sem tratamento, captada no manancial) e da água tratada em todos os sistemas atendidos. Foi constatada a presença de herbicidas na água bruta em três dos quatro municípios citados (a exceção é Monte Belo do Sul, cidade não abastecida pela Corsan). Sempre que detectado esse tipo de produto, a Companhia intensifica os processos de tratamento por meio de carvão ativado, que absorve essas substâncias – eliminando-as ou reduzindo-as a níveis muito abaixo do permitido pela legislação. Portanto, a incidência de herbicidas na água bruta não levou à presença desses produtos na água tratada em níveis sequer próximos dos valores máximos permitidos, devido ao controle e ao tratamento desenvolvidos pela Corsan.
- A Companhia reitera a qualidade e a confiabilidade da água disponibilizada para o abastecimento público”.

Corsan emite Nota sobre qualidade da água Corsan emite Nota sobre qualidade da água Reviewed by In Foco RS on terça-feira, janeiro 16, 2018 Rating: 5