Maioria dos garimpos já encaminhou regularização dos serviços

 
Operações da Polícia Civil e do Exército foram deflagradas em seis municípios na semana passada. Foto: Liara Scolari/Polícia Civil
De um total de 210 garimpos fiscalizados na região nas Operações Garimpo Seguro II, da Polícia Civil, e Ametista, do Exército, até ontem, 90% dos proprietários haviam comparecido à Delegacia de Polícia Civil para assinar um Termo de Compromisso no qual se comprometem,  no prazo de 90 dias, a regularizarem as documentações exigidas para o funcionamento dos serviços.

A partir da assinatura, os empreendimentos puderam retomar o trabalho de extração e exploração de pedras, suspenso em todos os locais desde 29 de novembro, quando as operações foram deflagradas. Para a licença estar em dia, é necessário possuir duas cartas blaster e um alvará concedido pela Divisão de Armas, Munições e Explosivos (Dame), órgão responsável por autorizar a habilitação e o uso de explosivos, minas, pedreiras e construções.

Os 210 garimpos vistoriados estão localizados nos municípios de Frederico Westphalen, Iraí, Cristal do Sul, Rodeio Bonito, Planalto e Ametista do Sul, 110 deles nesta última cidade, onde o extrativismo mineral é a principal atividade econômica.

O objetivo das inspeções foi proteger a segurança dos garimpeiros e combater a utilização ilegal de explosivos, principalmente pela possibilidade de caírem nas mãos de criminosos por conta da falta de controle do Estado.

Cristiane Luza/FN
Maioria dos garimpos já encaminhou regularização dos serviços Maioria dos garimpos já encaminhou regularização dos serviços Reviewed by In Foco RS on sexta-feira, dezembro 08, 2017 Rating: 5