Governo autoriza nomeação de 480 agentes penitenciários em aula inaugural

   
Governo autorizou nomeação de 480 aprovados no concurso 2017, dando posse a 415 deles, com previsão de chamamento dos demais ainda esta semana - Foto: Eduardo Marques/Susepe -
Aula inaugural marcou a abertura, nesta terça-feira (12), do 32º curso de formação profissional de agente penitenciário e da quarta edição da capacitação para agente administrativo da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Na ocasião, o governo do Estado autorizou a nomeação de 480 aprovados no concurso de 2017, dando posse a 415 deles, com previsão de chamamento dos demais ainda esta semana. A cerimônia ocorreu na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre, e teve a presença do secretário da Segurança Pública (SSP), Cezar Schirmer, e da superintendente da Susepe, Ane Stock.

"Vocês representam o esforço da atual administração em reestruturar o sistema penitenciário. O acréscimo de novos servidores, somado às outras ações que o Estado vem desenvolvendo, são fundamentais para promovermos o tratamento penal adequado, nos moldes da Lei de Execução Penal", afirmou Schirmer. Ao parabenizá-los, o secretário acrescentou que admira a função de servidor penitenciário por considerá-la a tarefa mais complexa da segurança pública ao lidar com indivíduos de alta periculosidade.

Para Ane Stock, a qualificação irá prepará-los para as mais diversas situações, ressaltando requisitos essenciais cobrados pela Susepe, como honestidade, responsabilidade, disciplina, aptidão, lealdade e iniciativa. "Vocês chegaram em momento muito importante. Precisamos aumentar nossa força de trabalho e melhorar o serviço prestado à sociedade", avaliou. "Não cabe aos servidores julgar osapenados, mas sim, exercer a função incumbida pelo Estado: a de execução penal", acrescentou o diretor da ESP, Adão Flores Filho.

Curso preparatório


Serão desenvolvidos três eixos na capacitação para agente penitenciário: Fundamentos da Prisão e da pena; Rotinas e Procedimentos do Sistema Prisional; e Gestão Penitenciária. Para agente penitenciário administrativo serão: Fundamentos da Prisão e da pena; Rotinas e Procedimentos do Sistema Prisional; e Gestão Penitenciária.

As aulas serão ministradas por 112 professores da Susepe, da Secretaria de Educação, da Procuradoria-Geral do Estado e da Defensoria Pública. Preferencialmente, os servidores serão alocados no Complexo Prisional de Canoas, 2, 3 e 4, após homologação de aprovação no curso ou onde a administração considerar prioridade.

Participaram o chefe de Polícia, Emerson Wendt, e o diretor-geral do Instituto-Geral de Perícias (IGP), Eduardo Lima da Silva.

Neiva Motta/Susepe
Governo autoriza nomeação de 480 agentes penitenciários em aula inaugural Governo autoriza nomeação de 480 agentes penitenciários em aula inaugural Reviewed by In Foco RS on terça-feira, dezembro 12, 2017 Rating: 5