Ciberataque afeta 200 entidades na Rússia e Ucrânia


Um ciberataque perturbou os sistemas informáticos de um aeroporto internacional na Ucrânia, meios de comunicação russos e outras 200 entidades, indicou nesta quarta-feira (25) uma empresa de segurança informática.
Segundo a empresa russa de segurança informática Kaspersky Lab, cerca de 200 entidades se viram afetadas pelo vírus "BadRabbit", principalmente na Rússia, mas também a Ucrânia e, em menor medida, Turquia e Alemanha.

Vírus 'BadHabbit' atingiu também, em menor escala, Turquia e Alemanha e foi apresentado como um programa para instalar o software Adobe Flash.

O ataque guarda algumas semelhanças com o Petya, de poucos meses atrás, porque criptografa os arquivos do computador e exige dinheiro para destrancá-los. O valor do resgate é de 0,05 bitcoin, o que equivale a cerca de US$ 280.

Em vez de explorar alguma falha ou bug em sistemas, o que o Bad Rabbit faz é enganar o internauta para que ele mesmo se infecte. Os criminosos contaminam sites (especialmente os de notícias) e enviam alertas de que seria preciso atualizar o player do Flash. Quando instalam o executável, os usuários percebem que caíram em uma armadilha.

Se fosse só isso, o ataque não ofereceria muitas novidades, mas uma peculiaridade chamou a atenção dos analistas da Kaspersky, uma das empresas de segurança acompanhando o caso. "Parece que os criminosos por trás desse malware são fãs da famosa série de livros e do seriado 'Game of Thrones'", escreveram eles.

Isso porque várias linhas do código que compõe o malware fazem referências claras à franquia, são coisas como "viserion", "drogon" e "rhaegal" (equivalentes aos nomes dos três dragões de Daenerys Targaryen), e "GrayWorm", em referência ao personagem que, no Brasil, é conhecido como Verme Cinzento.

Entre as organizações que já se tornaram vítimas estão vários veículos de imprensa da Rússia, assim como a agência de notícias do governo local e o Aeroporto Internacional de Odessa, na Ucrânia.

Com informações do Olhar Digital e France Presse
Ciberataque afeta 200 entidades na Rússia e Ucrânia Ciberataque afeta 200 entidades na Rússia e Ucrânia Reviewed by In Foco RS on quarta-feira, outubro 25, 2017 Rating: 5