Centenas de pessoas participam de manifestação, em Frederico Westphalen

Manifestantes seguiram em caminhada da frente de algumas escolas estaduais de FW e se concentraram em frente à Catedral Santo Antônio (Fotos: Adriano Dal Chiavon/AU
Dezenas de manifestantes entre professores estaduais em greve, alunos, simpatizantes e representantes de diversos sindicatos e organizações estudantis de Frederico Westphalen, participaram no início da noite desta terça-feira, 3, de uma manifestação no município.

O ato, organizado pelo 26º Núcleo do Cpers/Sindicato, iniciou com uma concentração em frente a algumas escolas de FW, como na Escola Cardeal Roncalli e Sepé Tiaraju, além de grupos representando os educandários Afonso Pena, José Cañellas, entre outros. Na sequência, cada um desses grupos iniciaram uma caminhada em direção a praça da matriz, onde foi realizado o ato unificado em frente à Catedral Santo Antônio. 

A pauta da manifestação foi centrada nas críticas ao governador José Ivo Sartori e às medidas adotadas pelo chefe do Executivo estadual, especialmente na ameaça de corte do ponto dos professores grevistas e na possibilidade de demissão dos docentes contratados. Durante o ato, também foram criticadas a adesão pelo Estado ao Programa de Recuperação Fiscal do Governo Federal, que prevê auxílio às unidades da federação com dificuldades, mas que cobra, em contrapartida, a concessão para a iniciativa privada de estatais, o parcelamento dos salários, dentre outros temas. 

A manifestação também criticou o governo de Michel Temer, já que sindicatos e organizações estudantis da UFSM/FW e do IFFar/FW também participaram do ato. Além disso, sindicatos de bancários, dos servidores municipais de FW, dos docentes e técnicos de institutos federais, de servidores da Corsan, de policiais militares, civis e bombeiros, dos professores do ensino privado, dos trabalhadores rurais, dos servidores penitenciários, dos docentes da Uergs, além de alguns outros, fizeram-se presentes na manifestação.

Professores e funcionários de escolas da região também marcaram presença no ato. 

Adriano Dal Chiavon/AU 
Centenas de pessoas participam de manifestação, em Frederico Westphalen Centenas de pessoas participam de manifestação, em Frederico Westphalen Reviewed by In Foco RS on terça-feira, outubro 03, 2017 Rating: 5