Viagem Segura de Revolução Farroupilha fiscaliza mais de seis mil veículos em 24 horas

A Operação Viagem Segura busca prevenir acidentes, mobilizando órgãos de trânsito e outros parceiros em feriados e datas comemorativas - Foto: Pedro Belo Garcia/Arquivo Especial Palácio Piratini
A Operação Viagem Segura busca prevenir acidentes, mobilizando órgãos de trânsito e outros parceiros em feriados e datas comemorativas - Foto: Pedro Belo Garcia/Arquivo Especial Palácio Piratini
Embora no meio da semana, o feriado de Revolução Farroupilha contou com atenção especial das autoridades de trânsito com a realização da 78ª edição da Operação Viagem Segura, na quarta-feira (20). Em apenas 24 horas, foram fiscalizados 6.455 veículos e registradas 1.193 infrações de trânsito, sendo 51 por embriaguez. A ação recolheu 174 veículos e 51 CNHs irregulares e, ainda, registrou 41 acidentes de trânsito nas ruas, rodovias e estradas gaúchas, dos quais resultaram sete mortes e 36 feridos.

No combate à alcoolemia, 690 condutores foram solicitados a fazer o teste do etilômetro. Desses, 20 foram autuados por teste positivo, sendo 14 enquadrados em crime de trânsito (70%). Trinta e um condutores recusaram-se a soprar o etilômetro e sofrerão as mesmas sanções administrativas do teste positivo - multa de R$ 2.934,70 e suspensão da CNH por 12 meses. Em caso de reincidência em um ano, é aplicada multa em dobro e instaurado Processo de Cassação do Direito de Dirigir.

Megablitz


Na noite de terça para quarta-feira, Detran RS, Brigada Militar e Polícia Civil realizaram Megablitz na Avenida Paulo Gama. Na ação, foram fiscalizados 220 veículos, somando os esforços dos agentes da Balada Segura à Viagem Segura.

Os órgãos de trânsito autuaram 69 infrações diversas e realizaram 200 testes de etilômetro. Sete motoristas tiveram resultado positivo e foram autuados por dirigir sob influência de álcool. Um deles, por crime de trânsito. Outros 20 foram autuados por recusa ao bafômetro.
A Megablitz, que foi criada para reforçar a Operação Viagem Segura, é realizada sempre nas vésperas de feriados e principais datas comemorativas. As blitze conjuntas são montadas em vias de saída de Porto Alegre, buscando coibir comportamentos de risco e retirar de circulação motoristas sem condições de pegar a estrada.

Detran RS
Viagem Segura de Revolução Farroupilha fiscaliza mais de seis mil veículos em 24 horas Viagem Segura de Revolução Farroupilha fiscaliza mais de seis mil veículos em 24 horas Reviewed by In Foco RS on quinta-feira, setembro 21, 2017 Rating: 5