Viagem Segura de Independência fiscaliza mais de 35 mil veículos no RS

A Operação Viagem Segura é um dos principais programas de segurança no trânsito do Estado, contabilizando, desde o feriado de Proclamação da Republica de 2011, mais de 4,9 milhões de veículos fiscalizados - Foto: Mariana Tochett
A 77ª edição da Operação Viagem Segura de Independência do Brasil encerrou-se à meia-noite desse domingo (10) com 35.095 veículos fiscalizados e 10.924 mil autuações. Desde a zero hora da quarta-feira (6), foram recolhidos 953 veículos e 283 carteiras de habilitação irregulares.
Em cinco dias, foram contabilizadas 15 mortes no trânsito (média de três por dia). No ano passado, como o feriado caiu numa quarta-feira, a operação durou apenas um dia, e duas pessoas perderam a vida nessas 24 horas. O total de mortes em 2016 chegou a três, considerando-se a que veio a ocorrer em até 30 dias após o acidente.

Os órgãos de fiscalização aplicaram 3.154 testes de etilômetro e autuaram 103 condutores por embriaguez, dos quais 55, além de responderem por infração administrativa, foram enquadrados em crime de trânsito e encaminhados à delegacia (53,4%). Outros 146 foram autuados por recusa ao teste do etilômetro. Todos esses 249 condutores sofrerão as sanções administrativas do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro: multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano (além da retenção do veículo e do documento). Em caso de reincidência em um ano, aplica-se a multa em dobro e é instaurado Processo de Cassação do Direito de Direito de Dirigir em desfavor do infrator.


Sobre a Viagem Segura

A Operação Viagem Segura é um dos principais programas de segurança no trânsito do Estado, contabilizando, desde o feriado de Proclamação da Republica de 2011, mais de 4,9 milhões de veículos fiscalizados. O resultado foi a autuação de 843,5 mil infrações, o recolhimento de quase 81,6 mil veículos e 21,9 mil Carteiras Nacionais de Habilitação. Foram aplicados 171,7 mil testes de etilômetro, que registraram mais de 16,6 mil infrações por alcoolemia, incluindo aqui 1,7 mil autuações por recusa.
A operação congrega os esforços de Detran/RS, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BM), Comando Rodoviário da BM (CRBM) e Polícia Civil para reforçar a fiscalização e promover ações de conscientização nos feriados e datas comemorativas. Tem o apoio de ANTT, Cetran/RS, Daer, EGR, Famurs, Metroplan, SindiCRD, órgãos de trânsito municipais (EPTC, Porto Alegre), Fecam, Setcergs e Lions Club. A 78ª edição ocorre no dia 20 de setembro, feriado estadual de Revolução Farroupilha.

Mariana Tochetto/ Ascom DetranRS
Viagem Segura de Independência fiscaliza mais de 35 mil veículos no RS Viagem Segura de Independência fiscaliza mais de 35 mil veículos no RS Reviewed by In Foco RS on segunda-feira, setembro 11, 2017 Rating: 5