Superaquecimento de celular pode ser a causa de incêndio em Ijuí


O incêndio parcial de uma casa por volta das 18h desta terça-feira (01-08), pode ter sido causado por um carregador de celular que estava conectado na rede elétrica, na localidade de Linha Base Sul em Ijuí. A suspeita foi confirmada pelo proprietário da casa que fica nas imediações da ERS 342, proximidades do posto 44.

Com o uso de uma mangueira de jardim, o proprietário da casa identificado como Ataides Francisco Neuberger, 41 anos, conseguiu conter as chamas que chegaram danificar um sofá e equipamentos eletrodomésticos. Durante o combate ao fogo Ataides Neuberger, sofreu queimaduras nas mãos enquanto tirava o filho da casa.

Conforme informações dos bombeiros de Ijuí, o fogo teve origem na tomada em que o aparelho celular estava sendo carregado. O comandante da corporação de bombeiros diz que os relatos do proprietário reforçam a suspeita que o sinistro tenha sido motivado pelo superaquecimento do celular ou carregador, mas não descarta a possibilidade de que a tomada estivesse com algum problema.

Equipamentos eletrônicos podem pegar fogo
(matéria R7 tecnologia)

Eletrônicos podem pegar fogo. Normalmente, eles não deveriam ter essa propriedade, mas smartphones (sejam iPhones ou Androids), tablets, computadores de mesa, notebooks e outros aparelhos podem causar acidentes graves, como incêndios e queimaduras a seus donos.

As altas temperaturas também contribuem para situações de risco. O contato entre o calor dos chips e componentes metálicos pode gerar faíscas e fazer o celular pegar fogo, de acordo com especialistas.

Engenheiro eletricista com mestrado em Engenharia da Computação, Julio Villarreal explica que essas situações são raras, já que os aparelhos contam com várias proteções. Entretanto, o mau uso ou defeitos de fabricação podem causar prejuízo para os donos e até gerar acidentes.

— Pequenos defeitos, mau uso e o fim da vida útil do aparelho podem causar superaquecimento ou até explosões. A boa notícia é que bons equipamentos são normalmente projetados com uma série de proteções contra esse tipo de situação.

Apesar de estarem envolvidos em uma quantidade menor de casos, também é necessário tomar cuidado para o aquecimento de computadores de mesa e notebooks. A ventilação correta desses equipamentos prolonga sua vida útil – e evita que eles iniciem incêndios.


No Ar Notícias
Superaquecimento de celular pode ser a causa de incêndio em Ijuí Superaquecimento de celular pode ser a causa de incêndio em Ijuí Reviewed by In Foco RS on quarta-feira, agosto 02, 2017 Rating: 5