Tendências e desafios são foco de Seminário da Suinocultura

(Fotos: Debora Theobald)
Com o objetivo de debater a suinocultura, suas tendências, perspectivas e desafios foi realizado nesta quinta-feira, 6, o 3º Seminário Regional da Suinocultura, em Frederico Westphalen. Com a participação de autoridades locais e regionais e suinocultores de toda a região do Médio Alto Uruguai, o evento aconteceu no salão de eventos da capela do bairro Fátima e trouxe como palestrante o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) e suinocultor, Valdecir Folador.

Com uma fala direcionada para o cenário nacional e global da suinocultura, Folador apresentou números da cadeia produtiva, como dados de exportação, quantidade de consumo da carne suína no mundo, entre outros. “No quesito de maiores produtores de suínos do Estado, FW se encontra em 17º lugar, enquanto Palmitinho lidera o ranking”, comentou. Para Folador, além da força de vontade e dedicação à atividade, o produtor precisa priorizar o bem-estar animal e lançar mão das tecnologias disponíveis no mercado. “Somos todos consumidores, então temos que nos colocar no lugar de quem irá comprar a carne que estamos produzindo. Vocês gostam de comprar algo bom, de qualidade, que seja saboroso, então precisamos dar boas condições para os animais e investir, além de gerenciar muito bem a atividade”, disse para o público presente.

Após a palestra de Folador, a diretora da revista Novo Rural, Patrícia Cerutti, apresentou um novo projeto da publicação, que abrange os 42 municípios do escritório regional da Emater/RS de FW. “Queremos valorizar a suinocultura porque sabemos da importância da atividade para a região, então nas próximas edições da Novo Rural teremos um espaço da suinocultura, com matérias com informações técnicas, histórias inspiradores e afins”, revelou.

O próximo Seminário Regional da Suinocultura será realizado em Pinheirinho do Vale, em 2018.

Debora Theobald/AU


Tendências e desafios são foco de Seminário da Suinocultura Tendências e desafios são foco de Seminário da Suinocultura Reviewed by In Foco RS on sexta-feira, julho 07, 2017 Rating: 5