Rio Grande do Sul recebe congresso de filosofia pela primeira vez na América do Sul

O tema geral desta edição será Homo - Natura - Mundus: O Ser Humano e as Suas Relações - Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini
O Congresso Mundial da Sociedade Internacional para Estudos da Filosofia Medieval ocorre pela primeira vez na América do Sul, e o local escolhido foi a capital gaúcha. Nesta semana, de 24 a 28 de julho, a PUCRS sedia o evento que está na sua 14ª edição e terá 10 palestras e mais de duzentas apresentações de trabalhos realizadas por membros da Sociedade Internacional para Estudos da Filosofia Medieval (SIEPM). Nesta segunda-feira (24), o governador José Ivo Sartori recebeu os participantes no Palácio Piratini.

Em sua saudação, Sartori destacou a importância do Congresso, lembrou de sua formação profissional em filosofia e de seu trabalho como professor, antes de ingressar na vida pública. "É uma grande honra receber os membros da SIEPM em nosso estado. Temos o prazer de conquistar a oportunidade de trazer, pela primeira vez, o Congresso para a América do Sul (Brasil) e vemos isso como uma ocasião especial, tanto para promover o estudo da filosofia no país, como no nosso continente. Sei da importância do conhecimento nessa área", disse o governador.

Cerca de 150 visitantes participaram do evento, que teve apresentação do Quarteto de Cordas da Unisinos. No Rio Grande do Sul a iniciativa contou com a organização da PUCRS em parceria com a Unisinos.

O Congresso ocorre de cinco em cinco anos e a Sociedade existe desde 1958. O tema geral desta edição será Homo – Natura – Mundus: O Ser Humano e as Suas Relações. O propósito da atividade é promover a área acadêmica de estudos em filosofia medieval. A SIEPM tem como frentes de pesquisa a filosofia latina, judaica, islâmica e bizantina. Todas as frentes possuem centros de pesquisa no mundo, principalmente na América do Norte, na Europa e na América do Sul. Nos Congressos, os mais de mil membros da SIEPM se reúnem em torno de um tema central.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site eventos.pucrs.br/siepm2017. No endereço virtual os interessados encontram, também, a programação, os temas e os palestrantes convidados.

Anamaria Bessil
Denise Camargo/Secom 
Rio Grande do Sul recebe congresso de filosofia pela primeira vez na América do Sul Rio Grande do Sul recebe congresso de filosofia pela primeira vez na América do Sul Reviewed by In Foco RS on terça-feira, julho 25, 2017 Rating: 5