No G20, presidente garante: "Estou pessoalmente engajado na agenda de mudança do clima"

Durante reunião no G20, o presidente da República, Michel Temer, reforçou o compromisso brasileiro com o Acordo de Paris sobre Mudança do Clima. Ele afirmou estar "pessoalmente engajado" na agenda de mudança do clima e defendeu políticas públicas mais sustentáveis.

O presidente chegou à Alemanha nesta sexta-feira (7) para participar da reunião de líderes do G20, grupo formado pelas maiores economias globais. Meio ambiente e sustentabilidade foram debatidos no dia.

Para Temer, o Acordo de Paris é um instrumento que reflete um amplo consenso da comunidade internacional quanto à necessidade de ações urgentes para garantir o futuro do planeta.

“Estou pessoalmente engajado na agenda de mudança do clima. Depositei o instrumento de ratificação do Acordo de Paris junto ao secretário-geral da ONU em setembro último”, relatou.

Metas

Ele relatou aos outros líderes que o Congresso brasileiro aprovou o acordo rapidamente e, no mês passado, o compromisso foi transformado em lei no Brasil. O presidente ainda explicou que o País assumiu uma “meta ambiciosa”: reduzir as emissões de gases de efeito estuda em 37% até 2025.

“Compromisso que levamos a sério e que se reflete, por exemplo, na proteção de nossas florestas”, disse. “Determinei o aumento de recursos para o combate ao desmatamento na Amazônia, depois de anos de retrocesso, de desprestígio, de descaso orçamentário e político”, argumentou.

Transição

Temer defendeu que o combate à mudança no clima só se dará com novas fontes de energia. “A transição energética é urgente”, afirmou. Segundo ele, poucos setores são tão decisivos para a redução de emissões quanto o de transportes, e o Brasil tem papel decisivo nesse cenário, com os biocombustíveis.

O presidente ainda argumentou em defesa do aumento da cooperação internacional. “Nesta hora em que vemos testada nossa capacidade de agir coletivamente, a união de esforços entre os países do G20 é crucial”, afirmou.

Terrorismo

Em um segundo evento, chamado de Retiro, Temer participou de debates sobre terrorismo. O presidente afirmou que a solução passa pela integração das inteligências e pelo esforço conjunto das polícias. Como exemplo de integração entre forças policias e serviço de inteligência, ele citou os Jogos Olímpicos do Rio.

Portal Planalto
No G20, presidente garante: "Estou pessoalmente engajado na agenda de mudança do clima" No G20, presidente garante: "Estou pessoalmente engajado na agenda de mudança do clima" Reviewed by In Foco RS on sexta-feira, julho 07, 2017 Rating: 5