Material suspeito de ser utilizado no jogo da "Baleia Azul" é apreendido pela Polícia em Chapecó


Três mandados de buscas e apreensão foram realizados pela Polícia Civil na manhã desta última terça-feira (18), no bairro Efapi e Palmital em Chapecó. Objetivo foi a apreensão de dispositivos eletrônicos que conteúdos relacionados ao “jogo” “Baleia Azul”.

Segundo a assessoria da Polícia Civil, a operação “Operação Aquarius”, coordenada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, que foi deflagrada simultaneamente em 09 (nove) estados, com o objetivo de cumprir 24 (vinte e quatro) mandados de busca e apreensão e 01 (um) mandado de prisão, no intuito de obter a materialidade dos crimes investigados.

O “jogo Baleia Azul” é uma atividade criminosa composta por 50 (cinquenta) etapas que são administradas por indivíduos, autodenominados curadores, que apresentam as tarefas às suas vítimas (baleias), induzindo-as à prática do suicídio e autolesão. Teve origem na Rússia e rapidamente chegou ao Brasil através da internet, sobretudo redes sociais, tendo como público alvo, principalmente, crianças e adolescentes de 08 (oito) a 17 (dezessete) anos de idade.

Em Chapecó, os policiais apreenderam celulares, notebooks e um tablet, sendo que ao final conduziram pessoas à Central de Plantão a fim de prestarem esclarecimentos.

O material apreendido será encaminhado à Polícia Civil do Estado do Rio Janeiro, a quem competirá a realização do respectivo exame pericial e a continuidade das investigações.

Desbravador Repórter
Material suspeito de ser utilizado no jogo da "Baleia Azul" é apreendido pela Polícia em Chapecó Material suspeito de ser utilizado no jogo da "Baleia Azul" é apreendido pela Polícia em Chapecó Reviewed by In Foco RS on quarta-feira, julho 19, 2017 Rating: 5