Chuva, ventania e frio intenso no Sul

ARGENTINA: Bariloche registra 25ºC negativos
A grande frente fria que está avançando pelo Sul vem acompanhada por uma intensa massa de ar polar. Os sistemas já ocasionaram ventania e neve em muitas áreas do Chile e da Argentina e já começam a mudar o tempo nos estados do Sul. A Climatempo alerta para o risco de ventania, com rajadas variando entre 60 e 80 km/h em todos os estados, inclusive nas capitais. No entanto, cidades montanhosas podem ter rajadas superior a 100 km/h. Com o ingresso do ar polar, espera-se por uma queda acentuada de temperatura ao longo do dia no Rio Grande do Sul. Para a segunda-feira a previsão ainda é de ventania e de frio mais intenso com o deslocamento do centro da massa fria sobre a Região.

O aeroporto de Passo Fundo no norte do estado do Rio Grande do Sul registra vento forte de oeste que chega a quase 39km/h. Há formação de névoa úmida que reduz a visibilidade a 5000m, o céu está completamente encoberto por nuvens baixas e a temperatura é de 20 graus.

Após a maior parte do RS sofrer queda na temperatura no decorrer do domingo, agora é a vez do norte também. Não chove ainda em Erechim, com céu parcialmente nublado. Em 45 minutos (16:15 até 17h) despencou de 25 para 19ºC, e continua baixando. Vento começa a soprar com mais força de sudoeste. Há risco, ainda que baixo, de neve durante esta segunda na cidade.

Uma frente fria está avançando pelo Rio Grande do Sul e provocou chuva moderada na tarde deste domingo em Santa Maria, na região central do estado. A temperatura é de 07ºC apenas.

Depois do calorão de ontem com 30 graus no sábado, hoje domingo um pouco mais de 7 graus as 18h na capital gaúcha. Na fronteira do RS com o Uruguai menos de 4 graus as 18h.

Argentina


Segundo o informou via twitter o Serviço Nacional de Meteorologia da Argentina, Bariloche teve recorde absoluto histórico neste domingo, 16, com temperatura mínima de incríveis 25,4ºC negativos às 04h22.

A grossa camada de neve cobriu a cidade. O frio histórico foi provocado pela intensa onda de frio que está avançando sobre a América do Sul e, nesta segunda-feira, começa atingir com muita força o Brasil. Nevou também em Bahia Blanca, na província de Buenos Aires, onde não é comum nevar.

CLIMA TEMPO

            
Chuva, ventania e frio intenso no Sul Chuva, ventania e frio intenso no Sul Reviewed by In Foco RS on domingo, julho 16, 2017 Rating: 5