Balada Segura registra recorde de abordagens e menos flagrantes de embriaguez

Balanço da Balada Segura no primeiro semestre de 2017 aponta para mudança de comportamento no trânsito - Foto: Divulgação/Detran RS

Hoje, há menos condutores dirigindo sob efeito de álcool em Porto Alegre do que há três anos, se considerarmos os números relativos da Balada Segura. Isso porque, apesar do aumento no número de abordagens na capital, a Balada Segura vem registrando uma gradual redução do percentual de autuações por embriaguez.
O balanço do primeiro semestre em Porto Alegre aponta, assim, para uma mudança de comportamento. Se 13% dos abordados nas blitze eram autuados em 2015, em 2017 esse percentual caiu para 7%. Ambos os números incluem tanto quem não zerou o bafômetro quanto quem se negou a fazer o teste, pois ambas as situações estão previstas no artigo 165 do Código de Trânsito.
Dos 13,4 mil veículos abordados nas 255 blitze realizadas na capital de janeiro a junho de 2015, 406 motoristas foram autuados pelo etilômetro. Já neste ano, equipes do Detran RS e da EPTC abordaram 34,5 mil veículos em 439 blitze nos primeiros seis meses do ano. Nesse período, foram registradas 500 autuações por embriaguez.

O aumento registrado foi de 157% no número de abordagens e 72% no número de blitze. A diferença de proporção entre blitze e abordagens se explica pelo aumento do número de agentes e mais agilidade na abordagem, com o uso do tablet para consulta e registro das infrações.
Para Ildo Mário Szinvelski, diretor-geral do Detran RS, o balanço do semestre nos últimos três anos indica que está em curso uma alteração de comportamento. “A mudança cultural no trânsito é um trabalho de longo prazo, no qual a fiscalização tem um importante papel. A Balada Segura começou em Porto Alegre em 2011 e vem crescendo com consistência. Os resultados estão nos números”, afirmou.

Mariana Goldmeier Tochetto/Ascom Detran RS


Balada Segura registra recorde de abordagens e menos flagrantes de embriaguez Balada Segura registra recorde de abordagens e menos flagrantes de embriaguez Reviewed by In Foco RS on terça-feira, julho 25, 2017 Rating: 5