Após protesto com mais de 200 índios, grupo desocupa SESAI de Passo Fundo

Créditos: Lucas Cidade/Rádio Uirapuru

O embate envolvendo o grupo de indígenas que ocupou a SESAI de Passo Fundo, na última segunda-feira (3), terminou com a mobilização de mais de 200 índios na manhã desta quinta-feira, (6). Os índios vieram por não concordar com o grupo que ocupou o SESAI e apareceu em vídeo retirando funcionários a tapas de dentro do órgão.

Os invasores pertencem a Reserva Serrinha de Ronda Alta e protestam contra a saída da chefia da FUNAI e da SESAI. Já o grupo contrário aos invasores são de aldeias de Água Santa, Tapejara, Charrua, Iraí e Erebango. Com o grupo ao redor da SESAI, pacificamente, os ocupantes acabaram saindo do local e liberando o órgão.

A Uirapuru acompanhou a movimentação indígena com o repórter Claudionor Ramos, que entrevistou o presidente do Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Estado, Zaqueu Claudino. Zaqueu explicou que foi eleito pelas comunidades para que os índios tivessem uma pessoa mais esclarecida para conversar sobre assuntos de seus interesses.

Ele estava acompanhado com outros 12 caciques e afirmou que o ocorrido na SESAI, tirando funcionários à força, ficou muito ruim para a imagem dos índios gaúchos. Zaqueu explicou que a comunidade indígena não concorda com a ocupação da SESAI, justificando que precisam dos serviços oferecidos pelo órgão, por isso buscam através do diálogo a desocupação.

E ainda fez uma denúncia de que esses índios possuem interesses de colocar parentes seus, brancos, para trabalhar na SESAI. Destacou que os índios gaúchos conseguiram muitos avanços através do diálogo, com investimentos em escolas e saúde, reiterando que são contrários a qualquer ação violenta.

Rádio Uirapuru
Após protesto com mais de 200 índios, grupo desocupa SESAI de Passo Fundo Após protesto com mais de 200 índios, grupo desocupa SESAI de Passo Fundo Reviewed by In Foco RS on quinta-feira, julho 06, 2017 Rating: 5