Pedido do filho de um pai que perdeu os braços em Três Passos gera comoção nas redes sociais

Pedido de menino causou comoção nas redes sociais. Foto: Arquivo/Três Passos News
Um pedido de ajuda de um menino do interior de Três Passos, filho de um pai que perdeu os braços em um acidente de trabalho, está ganhando repercussão e causando comoção nas redes sociais. Postado na noite desta segunda-feira, 10, em sua página no Facebook, a postagem já ganhou mais de 500 compartilhamentos em pouco mais de duas horas.


“Olá, sou filho de Ilário Kuffell Eckhardt me chamo Marcio Echkardt. Moro em linha católica Três Passos RS. Meu pai Ilario perdeu os dois braços fazendo silagem, numa ensiladeira de fazer silagem. 

No dia 13 de abril de 2010. Meu pai ficou 30 dias na UTI de Três Passos. Estamos passando dificuldades, Ilario tem uma esposa e 3 filhos menores. Gostaríamos que está carta chegasse a uma emissora de TV”, escreveu o adolescente.
Em 2013, o Três Passos News esteve na residência da família de Eckardt e publicou esta reportagem, que já conta com mais de 141 mil visualizações:

Homem vive sem os braços e dá exemplo de superação em Três Passos

Ele perdeu os braços em um acidente de trabalho, tragédia que faria muita gente desistir. Mas os obstáculos não o impedem de ter uma vida normal e, com força de vontade, de fazer quase de tudo um pouco. E assim se tornou um exemplo de superação e de coragem de viver.
Hilário Eckardt, 37 anos, perdeu os braços arrancados pela ensiladeira de um trator, em abril de 2010, numa lavoura, em Três Passos. Além de perder os dois membros superiores, o agricultor sofreu perfuração num pulmão e fraturas nas clavículas e a perda de praticamente todo o sangue até chegar ao hospital.

Neste ano, sua história foi contada por uma emissora de televisão e despertou o sentimento de solidariedade em muitos gaúchos. Uma deles, uma advogada de Porto Alegre, passou a ajudá-lo no sentido de conseguir um par de próteses biônicas que, segundo os médicos, custariam cerca de R$ 600 mil, valor que a família não tem para comprar.

Na quinta-feira, 31, a reportagem do Três Passos News conversou com Hilário em sua residência, em Linha Católica, no interior do município. O agricultor conta que, no dia 24 de setembro, esteve em uma clínica em Porto Alegre realizando exames cujos laudos embasarão o pedido feito à Justiça.

Hilário Eckardt conta que permaneceu 30 dias na UTI do Hospital de Caridade e mais 5 dias no quarto antes de ir para casa e, desde então, precisa da ajuda da mulher para se vestir, se alimentar e fazer todas as tarefas da casa. Ele sabe que a Justiça é demorada, mas se diz esperançoso. “Perdi os braços, mas não a vontade de viver”, diz.

Tomar banho, vestir uma calça, uma camisa, coisas que para as pessoas normais parecem simples, para ele são impossíveis sem a ajuda da mulher e dos filhos. “As próteses ajudariam ele a se tornar menos dependente”, diz sua esposa Márcia Eckardt, de 34 anos.

Atualmente, o casal vive com os três filhos, de 10, 11 e 12 anos de idade, em uma propriedade rural de 9 hectares, onde cultiva milho, produz leite e recebe auxílio do INSS. O agricultor sempre está presente nas tarefas e o que não consegue fazer orienta a mulher. “Não consigo ficar parado”, conta.
Apesar das limitações, com o apoio da mulher, o produtor rural segue trabalhando para garantir o sustento da família e sonha em conseguir as próteses. Hilário Eckardt é um exemplo para as pessoas de como superar as barreiras por meio da coragem e fé.

Três Passos News
Pedido do filho de um pai que perdeu os braços em Três Passos gera comoção nas redes sociais Pedido do filho de um pai que perdeu os braços em Três Passos gera comoção nas redes sociais Reviewed by In Foco RS on terça-feira, abril 11, 2017 Rating: 5